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Deficiência Intelectual

Deficiência intelectual é considerada um distúrbio do desenvolvimento neurológico, geralmente aparecem antes da idade escolar e prejudicam o desenvolvimento de aspectos pessoais, sociais, acadêmicos e/ou profissionais.

  • Aspecto acadêmico/profissional: déficit de memória, dificuldade em leitura, escrita e matemática;
  • Aspecto social: consciência dos pensamentos e sentimentos de outras pessoas, habilidades interpessoais e julgamento social;
  • Aspecto pessoal: cuidados pessoais, organização de tarefas (de trabalho e acadêmicas), administração do dinheiro e saúde e segurança.

Outros distúrbios do desenvolvimento neurológico comuns incluem déficit de atenção/hiperatividade.

A deficiência intelectual têm graus variados, classificada de leve a profunda. O impacto na vida das pessoas com deficiência intelectual vai depender muito da quantidade de apoio que ela precisa.

O apoio é classificado em:

  • Intermitente: É necessário apoio em algumas ocasiões;
  • Limitado: Significa um programa diário em uma oficina com acolhimento;
  • Abrangente: Apoio diário e contínuo;
  • Generalizado: Um nível de apoio elevado em todas as atividades da vida diária, possivelmente incluindo cuidados de enfermagem abrangentes.

Causas

Existe uma grande variedade de causas que podem ocasionar a  deficiência intelectual. Algumas causas estão presentes antes ou durante a concepção, durante a gravidez, o nascimento ou depois de nascer. O fator em  comum é que algo interfere com o crescimento e o desenvolvimento do cérebro. Mesmo com os mais recentes avanços no campo da genética, especialmente das técnicas de análise cromossômica, com frequência não é possível identificar uma causa específica para a deficiência intelectual.

Algumas causas que podem ocorrer antes ou durante a concepção incluem:

  • Distúrbios hereditários, anomalias cromossômicas (como a Síndrome de Down);
  • Desnutrição materna grave, infecções pelo vírus da imunodeficiência humanas, citomegalovírus, vírus do herpes simples, toxoplasmose, rubéola, vírus Zika, toxinas (como chumbo) e Álcool (transtorno do espectro fetal alcoólico), medicamentos ( quimioterápicos contra câncer), desenvolvimento anormal do cérebro, pré-eclâmpsia e nascimentos múltiplos (por exemplo, gêmeos ou trigêmeos);
  • Falta de oxigênio (hipóxia), prematuridade extrema.

Algumas causas que podem ocorrer após o nascimento incluem:

  • Infecções no cérebro (como a meningite e a encefalite),traumatismo craniano grave, desnutrição da criança, negligência ou abuso emocional grave, toxinas (como chumbo e mercúrio), tumores cerebrais e seus tratamentos;
 

Características da Deficiência intelectual

Algumas crianças com deficiência intelectual podem ter anomalias evidentes no nascimento ou pouco tempo depois. Essas anomalias podem ser físicas ou neurológicas e podem incluir características faciais pouco comuns, como cabeça muito grande ou muito pequena, deformidades das mãos ou dos pés. Algumas vezes, as crianças têm um desenvolvimento típico, mas apresentam outros sinais de doença grave, como convulsões, letargia, distúrbios alimentares e crescimento atípico. Durante o primeiro ano de vida, muitas crianças com DI mais grave têm um desenvolvimento motor tardio e apresentam lentidão para rolar, sentar e ficar de pé.

  No entanto, a maior parte das crianças com DI não manifesta sintomas perceptíveis até ao período pré-escolar. Os sintomas se tornam aparentes em idade mais precoce naquelas mais gravemente afetadas. Em geral, os pais notam primeiramente um atraso no desenvolvimento da linguagem. As crianças com DI aprendem de forma mais lenta a usar palavras, a uni-las e a construir frases completas. Algumas vezes, seu desenvolvimento social é lento devido a dificuldades cognitivas e deficiências da linguagem. As crianças com DI podem demorar para aprender a se vestir e se alimentar sozinhas. Alguns pais podem não considerar a possibilidade de deficiência cognitiva até a criança chegar à escola ou à pré-escola e apresentar dificuldades para atender as expectativas esperadas a idade.

 

Diagnóstico

  • Exames preventivos pré-natais;
  • Triagem do desenvolvimento;
  • Testes formais para o intelecto e habilidades;
  • Exames de diagnóstico por imagem;
  • Testes genéticos e outros testes laboratoriais;
  • Triagem antes do nascimento (triagem pré-natal) pode ser feita para determinar se o feto tem determinadas anomalias, incluindo certos distúrbios genéticos;
  • A partir do nascimento, o crescimento e desenvolvimento incluindo capacidade cognitiva, são rotineiramente avaliados em consultas preventivas;
  • Quando os médicos suspeitam de deficiência intelectual, as crianças são avaliadas por equipes de profissionais, incluindo intervenção precoce ou funcionários da escola, um médico de assistência primária, um neurologista pediátrico ou pediatra do desenvolvimento, psicólogo, fonoaudiólogo, terapeuta ocupacional ou fisioterapeuta, educador especial, assistente social ou enfermeiro. Esses profissionais avaliam as crianças com suspeita de deficiência intelectual testando seu desempenho intelectual e procurando por uma causa;
  • Mesmo que a causa da DI da criança possa ser irreversível, identificar o distúrbio que causou a deficiência pode permitir aos médicos prever o curso futuro da criança, prevenir a perda de habilidades adicionais, planejar intervenções que possam aumentar o desempenho da criança e aconselhar os pais sobre o risco de ter outra criança com o mesmo distúrbio.
 

Acompanhamento

O melhor cuidado prestado a uma criança com Deficiência intelectual é por meio de uma equipe multidisciplinar que inclui os seguintes profissionais: 

  • Clínico geral;
  • Assistentes sociais;
  • Fonoaudiólogos;
  • Audiologistas;
  • Terapeutas ocupacionais;
  • Fisioterapeutas;
  • Neurologistas ou pediatras especializados em desenvolvimento;
  • Psicólogos;
  • Nutricionistas;
  • Professores;
  • Ortopedistas.

 


*As informações e sugestões contidas neste site tem caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamento de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas.