Navegar para a página inicial. Logo da incluii é constituído de 5 silhuetas de pessoas simplificadas, uma de cada cor, seguida da palavra incluii, com um círculo agrupando todos os elementos citados
Início do Conteúdo Principal

Deficiência Física

Deficiência física é a alteração completa ou parcial de um ou mais segmentos do corpo humano, acarretando o comprometimento da função física, apresentando-se sob a forma de paraplegia, paraparesia, monoplegia, monoparesia, tetraplegia, tetraparesia, triplegia, triparesia, hemiplegia, hemiparesia, ostomia, amputação ou ausência de membro, paralisia cerebral, nanismo, membros com deformidade congênita ou adquirida, exceto as deformidades estéticas e as que não produzam dificuldades para o desempenho de funções.                                                                                   

A deficiência física se refere ao comprometimento do aparelho locomotor que compreende o sistema Osteoarticular, o Sistema Muscular e o Sistema Nervoso.

As doenças ou lesões que afetam quaisquer desses sistemas, isoladamente ou em conjunto, podem produzir grande limitações físicas de grau e gravidades variáveis, segundo os segmentos corporais afetados e o tipo de lesão ocorrida.

A deficiência física pode ser:

  • Temporária : Quando tratada, permite que o indivíduo volte às suas condições anteriores;
  • Recuperável: Quando permite melhora diante do tratamento, ou suplência por outras áreas não atingidas;
  • Definitiva: Quando apesar do tratamento, o indivíduo não apresenta possibilidade de recuperação, substituição ou suplência;
  • Compensável: É a que permite melhora por substituição de órgãos. Por exemplo, a amputação compensável pelo uso da prótese.
 

A deficiência física pode ter causa:

  • Hereditária:  Quando resulta de doenças transmitidas por genes, podendo manifestar - se desde o nascimento, ou aparecer posteriormente;
  • Congênita: Quando existe no indivíduo ao nascer e, mais comumente, antes de nascer, isto é, durante a fase intrauterina;
  • Adquirida: Quando ocorre depois do nascimento, em virtude de infecções, traumatismos, intoxicações e traumas.

Traumas (50% - acidentes de trânsito), lesão cerebral, paralisia cerebral, lesão medular, distrofias musculares, esclerose múltipla, amputações, malformações congênitas, distúrbios posturais da coluna, sequelas de queimaduras, são alguns exemplos de causa de deficiência física.

 


*As informações e sugestões contidas neste site tem caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamento de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas.