Navegar para a página inicial. Logo da incluii é constituído de 5 silhuetas de pessoas simplificadas, uma de cada cor, seguida da palavra incluii, com um círculo agrupando todos os elementos citados
Início do Conteúdo Principal

Você conhece o termo “cripface”?

25/10/2021
Descrição da imagem de capa: A mulher está sentada na cadeira de rodas, tem cabelos curtos, usa óculos e segura um notebook no colo. Ela está sorrindo.

“Cripface” é o termo utilizado quando uma pessoa sem nenhuma deficiência interpreta uma pessoa com deficiência. Um exemplo seria o filme “Como eu era antes de você”, o ator Sam Claflin interpreta William Traynor, personagem que ficou tetraplégico após um acidente. O detalhe é que Sam não é pessoa com deficiência.

Vários filmes, séries e novelas se utilizam de atores ou atrizes sem deficiência para interpretar uma pessoa com deficiência, essa prática continua deixando a pessoa com deficiência fora do mercado de trabalho, principalmente do mercado audiovisual.

O “cripface” é um ato discriminatório, transmite uma imagem estereotipada e superficial da pessoa com deficiência.
Vamos questionar mais e lutar para que a inclusão ocorra também nos espaços midiáticos!

Cena do filme 'Como eu era antes de você' (Foto: Divulgação)

Cena do filme 'Como eu era antes de você' (Foto: Divulgação)


#ParaTodosVerem: A imagem apresenta como fundo a areia da praia no período noturno. O ator Sam Claflin, que interpreta William Traynor, está na cadeira de rodas, usando camisa e calças brancas, ele está sorrindo.