Navegar para a página inicial. Logo da incluii é constituído de 5 silhuetas de pessoas simplificadas, uma de cada cor, seguida da palavra incluii, com um círculo agrupando todos os elementos citados
Início do Conteúdo Principal

Você sabia que existem carros adaptados para pessoas com deficiência?

09/05/2022
Esses carros contam com direção hidráulica ou elétrica, o que torna a direção mais fácil. É comum, também, as opções com transmissão automática e controles no volante.

Dependendo do tipo de deficiência, são necessários outros acessórios, para que a direção da pessoa com deficiência seja o mais segura e confortável possível.



Adaptações mais comuns nos veículos para PcD:

Geralmente, as adaptações veiculares são feitas pelo proprietário do carro. No entanto, é possível encontrar carros já com algumas adequações, como a opção no volante, conforme falamos anteriormente.

A boa notícia é que todo veículo é capaz de ser adaptado para pessoas com deficiência, porém, é preciso atentar-se para alguns critérios.

Para a pessoa que utiliza cadeira de rodas, é necessário um amplo espaço interno e no porta-malas. Já no caso de paralisia nos braços, o ajuste para carros menores é a melhor opção, incluindo controles acessíveis e próximos do condutor.

1. Plataformas, rampas e bancos:

As rampas e plataformas hidráulicas facilitam o acesso de quem utiliza a cadeira de rodas. Outra alternativa são os modelos de suspensão que deixam o veículo próximo ao chão para auxiliar na entrada e saída.

Os bancos podem ser giratórios em até 90º, basta agregá-los a uma base especial, que possibilita a utilização fora do veículo, funcionando como uma cadeira de rodas.

Quando se trata de problema na coluna, a alternativa é melhorar a ergonomia dos bancos. Esses acessórios podem ser personalizados, oferecendo mais comodidade e conforto.

2. Volante, acelerador e freio:

Esses três itens também são adaptados, especialmente, quando a deficiência não permite segurar no volante com firmeza, como é o caso da paralisia parcial ou perda de força nos braços.

Nesse caso, é usada uma alça ou cinta para prender a mão do motorista.

Há, também, o pomo giratório, que é um tipo de bola de borracha que facilita o processo de direção.

Já para os pedais, normalmente, é colocada uma alavanca para frear e acelerar com as mãos.

Nos casos de amputação de uma das pernas ou um dos pés ou paralisia parcial na perna direita, existe a opção de veículo com acelerador para o pé esquerdo.



Isenção de impostos para PcD


Além dos descontos em veículos para PcD, a pessoa com deficiência também conta com isenção de alguns impostos, como por exemplo:
- Produtos Industrializados (IPI);?????
- Operações Financeiras (IOF);
- Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA);
- Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).

É importante informar que a redução pode chegar a 30%. Lembrando que é preciso consultar o que está incluído para chegar a esse desconto:

Para consegui-lo, é preciso ter a carteira de habilitação alterada, com a identificação de PcD. Isso é feito no Detran.

Em seguida, é preciso passar por perícia médica e comparecer à Receita Federal com os laudos que comprovem a deficiência.




Fonte: https://handdrive.com.br/veiculos-para-pcd-quais-as-adaptacoes-essenciais/